Como começar uma redação

Como começar uma redação? Leia as dicas das professoras e professores. Escreva um texto perfeito – introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como começar uma redação

Se sua maior dificuldade é preparar ou fazer uma boa redação, que tal ter saber como começar uma redação? Então confira nesse artigo algumas informações importantes!

Como começar uma redação?

Existe uma certa dificuldade dos estudantes fazer uma redação bem elaborada, isso porque não é fácil juntar as ideias em uma redação por mais simples e pequena que ela seja.

Mas ela tem grande peso em determinadas seleções, como é o caso do vestibular, de concurso público e do próprio Enem.

E para começar bem a sua redação a primeira dica que o estudante pode seguir é quando ler o tema proposto, separar em pequenos rascunhos as ideias que podem compor sua redação, fez essa separação você deve redistribuir ela na introdução, desenvolvimento e conclusão, então entenda como  você pode construir sua redação nas três etapas da redação.

Introdução de uma redação

Todo estudante ou aquele que vai desenvolver uma redação deve iniciar seu texto pela introdução, isso porque ela será um convite ao leitor saber exatamente o que será defendido do tema proposto, a introdução deve ser um núcleo visto como uma expressão do tema de maneira mais ampla, mais abrangente possível isso porque é na introdução que o texto deve mostrar qual será a forma de discurso argumentativo usado.

Tomamos um exemplo simples: ” É preciso acabar com a corrupção no Brasil, as leis precisam ser eficazes para combater fortemente esse tipo de ação em qualquer âmbito da política…” Ao ler essa frase é notável que o tema abordado é Corrupção Política, tema atual e que pode ser muito bem explorado.

Desenvolvimento de uma redação

É no desenvolvimento que deve ter as ideias centrais, ou melhor dizendo, é importante que tenha descrito a defesa do tema em tópicos, esses tópicos estão relacionado a introdução que dá uma ideia do que vai conter no desenvolvimento, assim o desenvolvimento deverá ter de 2 até 3 parágrafos defendo a ideia com objetivo do texto ter tanto os problemas, como o seu objetivo em defende-lo no ponto de vista positivo ou negativo.

Acompanhe o exemplo: ” A denúncia do esquema de corrupção, partiu de um empresário que pagava propina para obter a sua aprovação em licitações de grande porte…“, note que nesse exemplo vai sendo destrinchado o início da introdução. “O Juiz, por sua vez, enquadrou o políticona lei previsto e esse pagará a pena por formação quadrilha e desvio de verba pública“.

O desenvolvimento é feito aos poucos e nele deve conter os motivos, a relação com a introdução. Diante desse caminho, é possível fazer a conclusão!

Conclusão de uma redação

Com a introdução bem elaborada, o desenvolvimento mostrando ao leitor a defesa do tema, a conclusão deve ser apresentada para que o leitor entenda qual será as considerações ou as justificativas finais sobre o tema.

Retorne ao tema demonstrando dessa vez uma possível ou completa solução para o problema.

Veja mais um exemplo: ” Conclui-se que a legislação brasileira está cada vez mais forte na hora de punir possíveis políticos corruptos, e ao longo de várias necessidades é possível que seja criada novas leis para aumentar e pena para quem desvia verba pública“. Note que o texto de certo modo retornou ao início, porém enfatizando as leis.

Também leia:

Como começar uma redação
5 (100%) 2 vote[s]