Como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redação? Pergunta de muitos alunos. Veja aqui as dicas para você desenvolver seu texto e conseguir nota 1000.

A redação tem grande importância na vida de muitos estudantes, principalmente se for para fazer a prova do Enem onde a nota é 1000, e para alcançar uma nota bem acessível, saiba como você pode fazer uma texto bom.

Redação Dissertativa

Esse é um tipo de texto muito cobrado em concursos, seleções, inclusive na prova do Enem. A redação Dissertativa é justamente onde o escritor vai argumentar, expor ou fazer a defesa de ideias acerca do tema-problema proposto, esse deverá ser feito com Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Ciente disso, o estudante pode fazer a sua redação com mais tranquilidade, então confira as dicas.

Como fazer uma boa redação

1-

Ao saber o tema de sua redação, separe as ideias do que pode ser usado em seu texto como tópicos. Quando mais conhecimento acerca do tema, mais elaborado a sua redação pode ficar. Lembrando que a estrutura do texto deve ter uma boa estrutura gramatical, com concordância e coerência.

2-

Ao iniciar a sua introdução, coloque de 2 a 3 frases, mencionando o que deseja falar na sua redação, essa fala deve ser ampla, abrangente mais ao menos tempo básica para não entregar o que deseja falar no início.

3-

É no desenvolvimento que o escrito deve abordar de fato o tema, ou seja, fazer uma análise do tema, fazendo assim a sua defesa. Esse pode ter de 2 a 3 parágrafos.

4-

A conclusão é o encerramento de seu texto, nele o escritor pode retornar ao tema para fazer uma justificativa do tema onde também pode apresentar uma solução para o problema. Esse pode ter 2,3 até 4 frases para fazer o fechamento do seu texto.

5-

Você pode fazer uso de perguntas ao longo de seu desenvolvimento, mas lembre-se as perguntas devem ter relação com seu texto e deve ser feita no desenvolvimento e respondidas também no desenvolvimento. Veja alguns exemplos:

” Quais seriam as causas?”

“De que forma pode ser mudado essa situação?”

6 –

Sabendo do tema proposto, separe suas ideias como também as informações que você acerca do tema.

Por exemplo: 100 mil habitantes de uma determinada região sofrem com alagamentos, ou, são 52% o percentual de mulheres atingidas com o desemprego.

Caso faça uso de dados, esses dados devem ser concretos e se possível citado a fonte de onde você obteve essa informação.

A última dica que você precisa ter em mente é que a redação argumentativa ou dissertativa deve ser seguida pela regra, como respeito ao número de linhas, geralmente na redação no Enem é exigido no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

A concordância na hora de fazer o texto, respeito com o espaçamento para iniciar os parágrafos, respeito também com o tema, ou seja, o estudante ou escritor não pode fugir do tema isso porque ele perde pontuação na composição da nota final do texto que produze.

Essas são dicas importantes e que pode ajudar muito o estudante a tira uma nota excepcional, principalmente na prova do Enem.

Leia mais:

Como fazer uma boa redação
5 (100%) 1 vote